Objetivo Geral:
● Aprender a conviver com as diferenças e respeitar o próximo.
Objetivos Específicos:
● Respeitar as diferenças raciais, sociais e culturais.
● Resgatar valores fundamentais para uma boa convivência.
● Gerar amizade, fraternidade e carinho.
● Promover a igualdade social.
● Perceber a importância de si mesmo e do próximo.
● Valorizar o ambiente escolar, professores e funcionários.
● Fortalecer a identidade e os direitos e deveres de cada um.
● Exercer a cidadania, conhecendo seus direitos e deveres cumprindo-os na sociedade em que vive.
● Conscientizar que a desqualificação como: apelidos depreciativos, brincadeiras e piadas que sugerem incapacidade, ridicularização de traços físicos e de cor trazem sofrimento ao ser humano.
Justificativa:
Este tema foi escolhido por se tornar necessário a realização de um trabalho pedagógico que pretende transformar atitudes preconceituosas em hábitos de inclusão e igualdade social, racial e cultural, pois percebo que há preconceito racial e discriminação quanto as deficiências físicas e/ou mentais por parte da comunidade escolar, prejudicando assim a interação e o desenvolvimento de atividades em grupo.
Público Alvo do Projeto:
Alunos do 2˚ ano do ensino fundamental, tendo o envolvimento da comunidade escolar.
Metodologia:
O projeto possibilitará o trabalho coletivo e cooperativo no qual os educandos e os educadores irão vivenciar e significar múltiplas experiências relacionadas as vivências de ambos para que se tornem significativas, possibilitando uma aprendizagem de qualidade.
Procedimentos:
Durante o projeto serão desenvolvidas as seguintes atividades:
▪ Palestras referentes ao tema.
▪ Pesquisas sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
▪ Filmes, relatos, debates e entrevistas.
Recursos:
TV, DVD, CD, jornais, revistas, livros.
Cronograma:
As atividades deste projeto acima elencadas serão desenvolvidas no transcorrer deste ano letivo, durante o quarto bimestre (novembro-dezembro), conforme a participação e a aprendizagem demonstradas pelos educandos durante as aulas dadas.
Palestras serão agendadas para o mês de dezembro.
Pesquisas serão realizadas pelos alunos durante os meses de novembro e dezembro.
Obs: Após ser confirmada os dias das palestras e conforme forem realizadas as pesquisas lhe informarei.
Avaliação:
A avaliação será periódica na realização das atividades propostas e na observação do relacionamento dos educandos com a comunidade escolar. Esta será satisfatória se os alunos aprenderem a conviver com as diferenças, respeitando o próximo, de forma que seus hábitos e atitudes demonstrem a internalização dos valores trabalhados.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: ética/ Secretaria de Educação Fundamental. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais: cidadania/ Secretaria de Educação Fundamental. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000
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