quinta-feira, 25 de novembro de 2010

História da EAD

A EaD é um sistema tecnológico que substituiu a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, pela ação de diversos recursos didáticos e humanos que proporcionam a aprendizagem autônoma dos estudantes. É imprescindível que, na Educação,  os meios tecnológicos sejam discutidos, analisados e bem utilizados; porque eles exercem influência na vida da população.
Evidencio que as tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e medeiam o nosso conhecimento, por isso precisamos integrar às práticas educativas, potencializando a aprendizagem, é importante que cada educador saiba como atribuir significados às informações, tornando-as significativas na vida do educando colaborando assim para uma emancipação do cidadão.
O uso das tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação, presencial ou à distância.
No mundo atual em que se fala de globalização, não só econômica, mas também cultural e educacional, o ensino a distância, na sua dupla vertente tradicional e virtual, apresenta-se como o ensino do futuro e para um futuro que se perspectiva de grande investimento na educação ao longo da vida, centrada no aprendiz e em que o docente é mais um orientador de percursos de aprendizagens auto geridas por cada um dos estudantes, do que um professor  perante uma turma de estudantes que o seguem. É, por isto, que o ensino a distância se distingue do ensino presencial: pela sua flexibilidade curricular, pela existência de módulos creditáveis - quer estejam integrados num curso de graduação ou de pós-graduação, quer disponibilizados em disciplinas singulares. (Tavares)
O desenvolvimento da EaD pode ser descrito em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.
·           Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, exemplo: Instituto Universal Brasileiro.
·           Segunda geração: Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso.
·           Terceira geração: Ambientes interativos, exemplo internet, que possibilitou avanços na educação a distância como as plataformas de  ambientes virtuais.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.
De acordo com Fróes (1994) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
É necessário estar, então, permanentemente atualizada e buscar novas formas de aprimorar as atividades que serão propostas aos educandos, proporcionando uma educação de qualidade que inclua todos no processo de ensino-aprendizagem.


Referência Bibliográfica
Fróes, J. A tecnologia na vida cotidiana: - importância e evolução sócio-histórica - Rio de Janeiro, 1994.
       Tavares, Maria José Ferro – Universidade Aberta de Portugal (EAD), em: http://biainterdisciplinar.blogspot.com/2010/06/ensino-distancia-como-conhecimento-sem.html- 08 de julho de 2010

Um comentário:

  1. Com a revolução técnico científico, grandes transformações ocorreram no mundo todo; lembro quando eu era pequena os cursos por correspondência, depois os telecursos, como citas no teu texto.
    E hoje estamos na era digital; onde o professor deve estar sempre se aperfeiçoando para acompanhar essas evoluções.

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