Evidencio que quando reconhecemos a heterogeneidade dos educandos e inovamos nossas práticas pedagógicas, respeitando as diferenças e disponibilizando os recursos adequados, o aluno desenvolverá seu potencial no real desenvolvimento de sua aprendizagem.
Exemplo de atividade mediadora:
Levei vários pedaços de fitas, para a sala de aula, de cores, texturas e tamanhos diferentes.
Mostrei todas as fitas, mas focalizei a vermelha, os alunos observaram as fitas e prestaram atenção em minhas explicações. (focalização e reciprocidade)
Pedi para os alunos pegarem as fitas, sentindo as texturas, tamanhos, espessuras, observando suas cores (mediação de significado). Perguntei se conhecem outras cores? Onde podemos observar essas cores? (expansão)
Os alunos demonstraram-se curiosos e atentos, desta forma procurei estimulá-los com elogios e incentivos (recompensa).
Falei para os alunos que eles podiam escolher várias fitas de várias cores, mas que neste momento, para realizar um cartão do dia dos pais, nós vamos utilizar somente as vermelhas. (auto-regulação do comportamento)
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